Formação continuada

Formação continuada e ação social

A proposta do Núcleo de Psicanálise e Ação Social é atuar junto a grupos de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A equipe do NuPAS é formada por profissionais advindos das mais diversas áreas do conhecimento, tendo como eixo de ligação a psicanálise. Dentro de seu percurso pessoal e profissional, cada profissional traz sua linha de trabalho, pautada nos mais diversos teóricos, tais como Freud, Lacan, Winnicot ou Klein. A diversidade enriquece o trabalho e amplia o poder de escuta do grupo, fortalecendo a troca entre os membros da equipe do NuPAS.

Como pensar a psicanálise no contexto de grupo?

A partir dos grandes teóricos da psicanálise, o NuPAS oferece uma formação teórica e prática a todos os participantes, instrumentalizando cada um nas diversas vertentes do trabalho psicanalítico no contexto grupal. O núcleo de formação trabalha autores como Pichon Rivière, Bion, Kaez e outros autores reconhecidos pelo seu trabalho no Brasil e no mundo.

A formação continuada oferecida pelo NuPAS inclui a atuação prática nas instituições parceiras, possibilitando ao participante acompanhar intervenções em grupos operativos nos mais diversos contextos. Vivenciar  demandas e situações-problema reais permite ao corpo de formação consolidar seus conhecimentos e ampliar sua prática.

Isso envolve trabalhar a psicanálise a partir de pressupostos diferenciados, como o inconsciente grupal, os processos identificatórios no contexto institucional, os processos simbólicos envolvidos no âmbito organizacional. Envolve identificar e trabalhar as verticalidades, horizontalidades e transversalidades que definem a singularidade de cada grupo.

É intuito do NuPAS instrumentalizar seu corpo de formação para que cada participante possa estender sua atuação aos mais diversos contextos. O trabalho com grupos nos mercados institucional e corporativo é hoje uma forte tendência e a presença de profissionais capacitados é uma necessidade.

 

NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br