Histórico

Alimentar e educar não são o bastante: a experiência demonstra que, em casos-limite, a qualificação do profissional vai além da competência técnica.

Um estudo realizado pela Agência de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo e pelo Centro de Estudos Psicanalíticos – ONG de caráter científico, cultural e educacional que trabalha na investigação clínica e formação de profissionais – identificou dois núcleos problema:

  1. O assistido – Conflitos inerentes à própria condição do indivíduo, sujeito à situação de vulnerabilidade.
  2. O assistente – Conflitos dos profissionais que lidam com a população em situação de vulnerabilidade social.

Há ainda conflitos inerentes à própria relação entre assistentes e assistidos, que dificultam as ações assistenciais, comprometendo o indivíduo, a adaptação e o aproveitamento daquilo que as instituições têm a oferecer. Da identificação desta problemática surgiu o NuPAS, Núcleo de Psicanálise e Ação Social. O NuPAS é uma organização não governamental que visa a atuar junto a esses dois públicos específicos, assistidos e assisentes, oferecendo – por meio da atuação profissional – novas possibilidades. O NuPAS atua nas instituições utilizando a infraestrutura física e operacional já instalada. Aos assistentes, o NuPAS oferece espaços de escuta, reflexão e discussão, como forma de amparo para lidar com as dificuldades assistenciais. Por meio de trabalho em grupo com os assistidos, o trabalho permite que busquem novas possibilidades para que possam se posicionar e interagir em espaços da vida pública, em defesa dos próprios direitos e da cidadania.

NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br