Bompar

Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto

Status deste projeto: concluído

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto é uma Entidade Social, parceira da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo que possui diversas equipes que atendem à população em situação de rua. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que envolve  médicos,  enfermeiros, assistentes sociais,  psicólogos, auxiliares de enfermagem, agentes sociais, agentes comunitários de saúde e  auxiliares administrativos. A população em situação de rua, marcada pela quebra dos vínculos familiares,  demanda muito dos profissionais e deposita nas equipes suas expectativas de mudanças. Ocorre que muitos dos agentes comunitários de saúde já vivenciaram a situação de rua, sentindo eles próprios a necessidade de serem cuidados, para cuidar melhor do outro.

Desta necessidade, nasceu em 2012, uma parceria entre o Bom Parto e Centro de Estudos Psicanalíticos/ Núcleo de Psicanálise e Ação Social (NuPAS), com o intuito de oferecer aos  profissionais das equipes espaços de escuta onde pudessem expressar suas angústias do cotidiano do trabalho.

Este trabalho, intitulado “Cuidando do Cuidador” foi realizado junto aos agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem, linha de frente das equipes do Bom Parto. Ao longo do ano de 2013, os profissionais do NuPAS realizaram intervenções bimestrais, proporcionando espaços de reflexões sobre as angústias, ações e relações vinculares, tanto com relação aos usuários atendidos como com relação às equipes nas quais atuam. O sucesso desta parceria se deu a ver por seus efeitos: por solicitação dos profissionais do Bom Parto, o trabalho continuou por mais dois anos, até dezembro de 2015, com intervenções mensais junto aos agentes comunitários de saúde e aos agentes sociais.

NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br