Casa de Apoio

Projeto Casa de Apoio

Status deste projeto: concluído

No ano de 2006, o NuPAS foi procurado por técnicos da Subprefeitura de Pinheiros, do município de São Paulo, para intervenções junto à Casa de Apoio, uma casa de passagem, administrada por uma instituição social, contratada para oferecer serviços temporários a crianças e adolescentes que fazem parte da população em situação de rua.

Naquela época, a Casa de Apoio acolhia até 20 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. A assistência incluía alimentação, higiene pessoal, tratamento médico, educação, abrigo, vestuário e guarda de pertences. Apesar da proposta contemplar um tempo máximo de permanência de 2 meses, alguns assistidos acabavam por permanecer por mais tempo, devido à inexistência de vagas em abrigos regulares ou à impossibilidade da inserção familiar. O público assistido era vítima da incapacidade tutelar dos pais ou responsáveis legais, seja por rejeição familiar, violência física, prostituição, drogadição, exploração do trabalho infantil ou envolvimento com crime organizado.

O trabalho desenvolvido pelo NuPAS envolveu espaços de escuta e discussão em 4 instâncias diferentes e igualmente importantes:

  1. A equipe de supervisão e orientação da Subprefeitura;
  2. A coordenação da Instituição;
  3. Funcionários que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes;
  4. Crianças e adolescentes atendidos pela Instituição.
NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br