Projetos

Escola Estadual de Primeiro Grau Valentim Gentil

Atende crianças de 7 a 12 anos, muitas delas pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. Pertencentes a famílias mal estruturadas, muitas vezes apresentam dificuldades cognitivas e afetivas. Muitas crianças concluem o Ensino Fundamental sem estarem alfabetizadas e apresentando comportamentos que dificultam a inserção social.

[Saiba mais]

Serviço de atendimento Especializado em Abordagem Social

O SEAS (Serviço de atendimento Especializado em Abordagem Social) faz parte de um conjunto de projetos sociais desenvolvido pelo Instituto Mensageiros e mantém ligação, através de convênio, com o CREAS do município de São Paulo. Seu objetivo é prestar atendimento para crianças e adolescentes que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

[Saiba mais]

Escola Estadual Professora Martha Figueira Netto da Silva

Na escola, o NuPAS oferece um espaço de escuta com uma abordagem psicanalítica que permite trabalhar questões inconscientes que permeiam a vida do jovem e afetam a busca por sua identidade, a qualidade da construção de laços afetivos e o desenvolvimento das relações sociais. Para além dos adolescentes, o NuPAS promove intervenções nas diversas esferas do universo escolar, estendendo a escuta a grupos de professores e de funcionários.

[Saiba mais]

Projeto Família em Foco

O “Espaço Dom Luciano Mendes”, administrado pela Organização Social Bom Parto, ancora o Projeto Família em Foco, em parceria com a SMADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A casa de acolhida, com capacidade para abrigar 17 famílias em situação de risco, oferece às famílias atendidas moradia, alimentação, vaga em creche ou escola e atendimento médico, além da inclusão nos cursos profissionalizantes. A idéia do projeto é promover o fortalecimento bio-psíquico-social e econômico das famílias acolhidas na perspectiva de reconstituição de vínculos e desenvolvimento de capacidades e habilidades.

[Saiba mais]

Escola Estadual Prof. Odon Cavalcanti

O NuPAS atua na escola oferecendo espaços de escuta à equipe gestora, docentes, funcionários e adolescentes. Um espaço mediado no qual cada grupo possa falar sobre suas experiências, angústias e impasses, no mais das vezes relacionados aos grandes problemas sociais da contemporaneidade.

[Saiba  mais]

Projeto SAICA

Os SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) têm o objetivo de acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal, social e de abandono. O NUPAS, desde junho de 2022, proporciona espaços de escuta psicanalítica a um grupo de coordenação e equipes de educadores.

[Saiba mais]

Vida Corrida

A ONG Vida Corrida nasceu em 1999 por iniciativa de Marineide dos Santos Silva, idealizadora do projeto e presidente fundadora da ONG no Capão Redondo, Zonal Sul de São Paulo.  A instituição atende aproximadamente 400 mulheres e 400 crianças em situação de vulnerabilidade, atuando por meio da corrida e esporte em equipe. A ONG contempla ainda uma cooperativa que promove oficinas para capacitação na área de costura e empreendedorismo. A parceria com o NUPAS teve início em fevereiro de 2022.

[Saiba mais]

Morada São Martinho

Situada no bairro do Belém, a Morada São Martinho é uma casa de acolhida para moradores em situação de rua do sexo masculino. No mais das vezes afastadas de suas famílias e muito próximas ao álcool e às drogas, essas pessoas se sentem desvalorizadas, inferiores e incapazes. O descrédito em seu próprio potencial os afasta ainda mais dos valores de uma sociedade da qual não pensam pertencer. Analistas do NuPAS promovem intervenções semanais aos diversos grupos do centro de acolhida, tanto aos conviventes como aos funcionários.

[Saiba mais]

Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto é uma Entidade Social, parceira da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo que possui diversas equipes que atendem à população em situação de rua. Essa população em situação de rua, marcada pela quebra dos vínculos familiares, demanda muito dos profissionais e deposita nas equipes suas expectativas de mudanças.

[Saiba mais]

Projeto Casa de Apoio

O NuPAS foi procurado por técnicos da Subprefeitura de Pinheiros, do município de São Paulo, para intervenções junto à Casa de Apoio, uma casa de passagem, administrada por uma instituição social, contratada para oferecer serviços temporários a crianças e adolescentes que fazem parte da população em situação de rua.

[Saiba mais]

Associação Beneficente Santa Fé

Funcionando desde 1993, esta associação presta atendimento a meninos e meninas em trânsito pelas ruas de São Paulo, buscando um modelo de atendimento sistêmico que não trate esses meninos e meninas como a categoria adjetiva de “pobres”, mas os inclua na categoria substantiva e universal das crianças e adolescentes comuns.

[Saiba mais]

Projeto Povo de Rua

O Centro Comunitário São Martinho de Lima – Povo de Rua é referencia para a população que vive em situação de rua. Nesse espaço materializa-se a hospitalidade, acolhimento, tolerância e convivência respeitosa. Em 2020 o projeto competou 30 anos de existência.

[Saiba mais]

Escola Pública Estadual Pedro Voss

A Escola Pública Estadual Pedro Voss está localizada na Via Clementino, em São Paulo e atende anulamente uma média de três centenas de crianças do Ensino Fundamental 1. No ano de 2019 a Escola solicitou parceria do NUPAS para oferecer um espaço de escuta, de reflexão e de contrução de novos saberes que possam trazer outros caminhos e olhares às dificuldades e desafios dos diferentes grupos da escola. Em 2020 o NUPAS oferece atendimento a 5 grupos distintos: crianças, funcionários, professores, diretoria e famílias.

[Saiba mais]

NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br