EE Martha Figueira

Escola Estadual Professora Martha Figueira Netto da Silva

Status deste projeto: em andamento
Coordenação e supervisão: Denise Levy

A escola recebe alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A adolecência, por si só, é uma fase de grandes mudanças permeadas por buscas, desafios e conflitos. Na escola, esses conflitos podem ser percebidos nos mais diversos contextos: fracasso escolar, dúvidas quanto à sexualidade, violência, depressão, ansiedade, furtos, desrespeito aos limites.

E se as relações afetivas familiares são determinantes o seu desenvolvimento emocional do jovem, é preciso levar em consideração as características dessas famílias e outros ambientes dos quais participam. Trata-se de uma população de baixa renda, muitas famílias desestruturadas e grande parte das vezes com excesso de exposição a situações que podem comprometer o desenvolvimento psíquico e o ajustamento social.

Nesse contexto, o NuPAS oferece um espaço de escuta com uma abordagem psicanalítica que permite trabalhar questões inconscientes que permeiam a vida do jovem e afetam a busca por sua identidade, a qualidade da construção de laços afetivos e o desenvolvimento das relações sociais.

Entretanto, para além dos adolescentes, o universo acadêmico envolve todos os funcionários que dele fazem parte, nas suas diversas funções. Desta maneira, a proposta do NuPAS contempla um atendimento global e de caráter pluralizado, oferecendo a escuta psicanalítica aos diferentes setores da esfera escolar em todas as suas dimensões:

  • Diretoria e coordenação
  • Professores
  • Funcionários
  • Pré-adolescentes (alunos do Ensino Fundamental)
  • Adolescentes (alunos do Ensino Médio)
NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br