Família em foco

Projeto Família em Foco

Status: concluído

O “Espaço Dom Luciano Mendes”, administrado pela Organização Social Bom Parto, ancora o Projeto Família em Foco, em parceria com a SMADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A casa de acolhida, com capacidade para abrigar 17 famílias em situação de risco, oferece às famílias atendidas moradia, alimentação, vaga em creche ou escola e atendimento médico, além da inclusão nos cursos profissionalizantes. A idéia do projeto é promover o fortalecimento bio-psíquico-social e econômico das famílias acolhidas na perspectiva de reconstituição de vínculos e desenvolvimento de capacidades e habilidades.

No final de 2013 a Organização Social Bom Parto solicitou a parceria do NuPAS para intervir junto à casa que ancora o Projeto Família em Foco, em parceria com a SMADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O projeto Família em Foco, administrado pela Organização Social Bom Parto, funciona no “Espaço Dom Luciano Mendes”, um centro de acolhida especial que tem capacidade para abrigar até 17 famílias em situação de risco. A casa conta com dormitórios, refeitório, cozinha, sala de atendimentoi técnico, lavanderia e sanitários. As famílias atendidas receberão moradia, alimentação, vaga em creche ou escola e atendimento médico, além da inclusão nos cursos profissionalizantes.

Segundo o censo da população em situação de rua no município de São Paulo, realizado em 2011 pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo, cerca de 14.000 pessoas viviam nesta situação na cidade, sendo 55,3% na região central.As famílias atendidadas serão encaminhadas ao Bompar pelos serviços especializados de abordagem social de rua.A idéia do projeto é promover o fortalecimento bio-psíquico-social e econômico das famílias acolhidas na perspectiva de reconstituição de vínculos e desenvolvimento de capacidades e habilidades.

Cuidadores, que se mostram angustiados em lidar com as questões que se apresentam no convívio com as famílias assistidas; Pais, que com baixa escolaridade, sem qualificação profissional e fazendo uso de álcool ou outras drogas, se deparam com os desafios inierentes à sua aspiração de reinserção na sociedade; Crianças, considerando as dimensões psíquicas e sociais dessas crianças que, feridas em suas necessidades básicas, físicas e emocionais e marcadas pelo abandono da sociedade, se deparam com novas possibilidades de estabelecimento de vínculos sociais e familiares e perspectivas de reconstrução na trajetória de suas vidas.

NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br