I Simpósio de Psicanálise e Ação Social
Contribuições da psicanálise para as práticas de grupo
Data: 10 de novembro de 2018 (das 8h00 às 18h00)
Local: Auditório da UNIP Vergueiro
Endereço: Rua Apeninos, 267, Paraiso, São Paulo – SP
As desigualdades sociais são evidentes em todas as esferas da sociedade brasileira. As políticas públicas por si só muitas vezes não são suficientes para um verdadeiro processo de inclusão. A sociedade repensa seu papel. Como a psicanálise pode contribuir diante dos novos paradigmas de inclusão social impostos pelo mundo globalizado?
Com o objetivo de apresentar o saber-fazer psicanalítico em diferentes segmentos da nossa sociedade, sobretudo junto ao público em situação de vulnerabilidade social., o Núcleo de Psicanálise e Ação Social, com apoio do CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos, da UNIP e da empreesa Cartão Elo, realiza em São Paulo, em 10 de novembro de 2018, o I Simpósio de Psicanálise e Ação Social.
Sob o tema “A Contribuição da Psicanálise ao Trabalho com Grupos”, este importante evento, presidido pelo Dr. Ernesto Duvidivich propõe reunir profissionais e estudantes de psicologia, psicanálise, educação e afins em um fórum destinado à disseminação da informação e troca de experiências sobre as possibilidades de intervenções psicanalíticas no âmbito institucional, a fim de promover a capacitação subjetiva dos sujeitos que, feridos em seus direitos básicos, psíquicos e sociais, sentem-se desacreditados diante da sociedade e deles próprios.
O evento busca oferecer ferramentas e reflexões sobre as possibilidades reais do trabalho psicanalítico nas instituições, como espaços de escuta que permitem trabalhar questões inconscientes que permeiam a vida do sujeito, afetando a busca por sua identidade, a qualidade da construção de vínculos e o desenvolvimento das relações sociais.
O I Simpósio de Psicanálise e Ação Social será, pois, um marco importante diante dos novos paradigmas de inclusão social, proporcionando espaços de reflexões e questionamentos, articulando o saber-fazer psicanalítico à realidade escolar, social e institucional, oferecendo a profissionais e estudantes possibilidades reais para a inserção da psicanálise na reconstrução de trajetórias de vidas.
O Simpósio contará com três mesas dedicadas a:
- Psicanálise e escolas: educação, formação docente e inclusão social;
- Psicanálise e sociedade: os sujeitos em situação de exclusão e vulnerabilidade social;
- Psicanálise e práticas de grupo: o grupo como dispositivo de produção de subjetividade.