Escola Pública Estadual Pedro Voss

Escola Pública Estadual Pedro Voss

Status deste projeto: em andamento
Coordenação e supervisão: Denise Levy

A Escola Pública Estadual Pedro Voss está localizada na Via Clementino, em São Paulo e atende anulamente uma média de três centenas de crianças do Ensino Fundamental 1. No ano de 2019 a Escola solicitou parceria do NUPAS para oferecer um espaço de escuta, de reflexão e de contrução de novos saberes que possam trazer outros caminhos e olhares às dificuldades e desafios dos diferentes grupos da escola. Em 2020 o NUPAS oferece atendimento a 5 grupos distintos: crianças, funcionários, professores, diretoria e famílias.

Para os alunos em dificuldade, o dispositivo grupal é um facilitador da palavra e da simbolização diante da angústia do mal-estar escolar, que engloba questões familiares, exclusão social, dificuldade de adaptação, dificuldades de aprendizagem, entre outras. Nos grupos não são trabalhadas questões de ordem pedagógica, mas sim questões de ordem psíquica que podem ser ressignificadas, oferecendo novas perspectivas de convívio escolar, familiar e social.

Winnicott nos ensina sobre a influência e a atenção necessária ao ambiente facilitador desde as fases iniciais do desenvolvimento da criança, fundamentais para a constituição psíquica do sujeito. Para algumas crianças, a escola muitas vezes é o único ambiente facilitador, que pode oferecer uma (re)apresentação de mundo, acolher o gesto espontâneo da criança e dar lugar a experiências significativas que possibilitem novos rumos para a criança. Assim, além do atendimento às crianças, são atendidos também os adultos na instituição, diretoria, funcionários e professores, um trabalho a meio caminho entre o profissional e o pessoal, oportunizando experiências subjetivas e subjetivantes que despertem nova escuta e novos olhares diante dos desafios cotidianos.

Françoise Dolto nos ensina que escutamos o sintoma da criança como um sintoma da estrutura familiar. Assim, além do atendimento a crianças e adultos da instituição, o Nupas oferece atendimento às famílias, um espaço de palavra livre destinado a suscitar a reflexão sobre questões, conflitos e dificuldades que surgem no ambiente familiar.

NuPAS
Rua Almirante Pereira Guimarães, 378
Pacaembu, São Paulo
Contato
e-mail:
info@psicanalise.nupas.org.br